5 elementos essenciais para Luiz Cláudio Freire de Souza França

22 22 paciente deve ser mantido em repouso, evitando de que o exatamente ande ou corra. Deve-se, ainda, proceder usando a administraçãeste do analgfoisicos, evitando a administraçãeste por drogas depressoras do SNC (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009) Soroterapia antibotrópica específica A indicaçãeste por administraçãeste do soro antiveneno está baseada de acordo usando ESTES crité especialmenterios clínicos de gravidade (SAKATE, 2008). Os acidentes botrópicos podem vir a sem classificados tais como leves, moderados ou graves (BUSCHLE, 1985), e este único tratamento eficiente pelo acidente botrópico é a soroterapia utilizando o emprego por soro antibotrópico ou antibotrópico-crotálico, na dose que neutralize, no mínimo, 100 mg de veneno antibotrópico. (BICUDO, 1999; FERREIRA JR e JUNQUEIRA, 2000; SAKATE, 2008). Os acidentes leves provocam edema local discreto ou ausente. O TC pode estar normal ou levemente alterado. Estes acidentes devem ser neutralizados usando 100 mg do soro antibotrópico ou soro antibotrópico-crotálico. ESTES acidentes moderados produzem edema local evidente e prolongaçãeste do tempo do coagulaçãeste, a ser necessárias aplicações por até 200 mg por soro antibotrópico ou antibotrópico-crotálico.

6 ABSTRACT This paper aims to display data relating to Bothrops sp. snakebites that attacked the canine species in the state of Rio Bastante do Sul, during the year 2014, attended by the Poison Control Center of Rio Bastante do Sul (CIT / RS). There is also the purpose of elucidating the stages of initial approach Toxicological the injured patient, identification of the etiological agent involved in the accident, the clinical implications of poison action on the animal organism and, finally, specific therapeutic approach through relevant literature. The initial survey used data collected by the CIT / RS during the year 2014, related to Bothrops sp. snakebites occurred only in the state of Rio Grande do Sul, involving the canine specie.

Herdeiro do uam tradição que se perfaz na voz, Patativa atualiza uma tradiçãeste qual vem por Homero, Tiré especialmentesias, Cego Aderaldo e faz uma poesia que nãeste perde por vista a denúncia social (com executar disso manifesto) e se inscreve no telúrico, no amor, numa poesia de que eu chamaria por cidadã." 

Este nosso boletim não está disponível em razãeste da modificaçãeste da legislação pertinente e da alteraçãeste nas normas de sinalizaçãeste. Está a ser elaborada uma edição revista e atualizada qual será publicada oportunamente.

, 2009). Cerca do 75% dos casos ocorreram na zona rural, e esse fato está descrito em literatura (RIBEIRO, 2012). O autor relata qual esse fato ocorre devido ao comportamento exploratório que os caninos possuem, aliado a maior concentração do agentes do gênero Bothrops em regiões mais afastadas por grandes centros. Todavia, usando o avançeste desordenado DE cidades sobre zonas menos populosas, este aparecimento por ofídios do gênero Bothrops tem se tornado comum em periferias (DALLEGRAVE & SEBBEN, 2008), e ESTES quadros tem sido registrados até exatamente em regiões bastante populosas, tais como a regiãeste metropolitana de Porto Gozado. Somente em 2014, observou-se a ocorrência do 13 casos na regiãeste metropolitana da capital gaúcha, de que perfaz cerca por 54% dos quadros registrados em todo este estado. A Colossal maioria Destes casos acometeu a regiãeste de cabeça e focinho. Isso se deve, provavelmente, ao comportamento de curiosidade dos cães, qual buscam farejar todos ESTES ambientes explorados. Ao encontrarem 1 animal peçonhento, procuram coletá-los com a boca. É importante que se ressalte a eventualidade de complicaçãeste decorrente da picada por

31 31 serpentes nesta região corpórea. Por exemplo, utilizando a edemaciação da regiãeste do pescoçeste, há um sfoirio risco do fechamento das vias aéreas por edema por glote. Se as medidas iniciais e específicas frente ao acidente ofídico não forem tomadas do maneira precoce, há uma Colossal possibilidade de este animal apresentar insuficiência respiratória obstrutiva (BICUDO, 2009). A maioria dos casos foi atendida em até 12 horas após a picada. Por convénio utilizando Wen (2009), dados do Ministério da Saúde do País do futebol para este ofidismo revelam de que o melhor tempo para a administração de soro antiveneno, em seres humanos, está nas primeiras horas após o acidente, uma vez de que cerca por 60% dos quadros por acidentes botrópicos envolvendo humanos qual evoluíram para óbito receberam atendimento em período igual ou superior a seis horas. Contudo, é necessário considerar que a soroterapia deve ser a todos os momentos implementada, principalmente na presença por manifestações sistêmicas por envenenamento, independentemente do tempo decorrido. Takahira (1996), em manejorefregatráfego experimental usando cães inoculados com veneno de B. jararaca, B. neuwiedi, B. alternatus e B. moojeni observou de que a soroterapia realizada 12 horas após este envenenamento foi eficaz em prevenir morte e restaurar as condições clínicas dos Seres vivos. Em relação aos efeitos locais, Rosenfeld (1967) foi bastante enfático ao dizer de que: este soro neutraliza seguramente o veneno, porfoim nãeste regenera as cé especialmentelulas e tecidos lesados; ele previne as lesões, porfoim nãeste as cura.

Praticamente as letras do músicas sãeste propriedade Destes seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.

Contudo, picadas por filhotes do serpentes do gênero Bothrops normalmente nãeste produzem edema, gerando somente a coagulopatia (DALLEGRAVE & SEBBEN, 2008). Este quadro doloroso é de intensidade variável e proporcional à extensão do edema (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009; DALLEGRAVE e SEBBEN, 2008). Hemorragias e aumento do tempo de coagulaçãeste (TC) são indicativos do gravidade e da quantidade por veneno inoculada. Em alguns casos, Têm a possibilidade de haver hemorragia disseminada pelo tecido subcutâneo, no local da picada, nas cavidades torácica e abdominal e, em alguns casos, pelo sistema nervoso central (SNC) (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008). Nos casos em de que a picada ocorre na cabeça do cão, particularmente pelo focinho, pode haver dispneia e insuficiência respiratória decorrentes da presença do edema intenso pelo local da picada. O edema Pode vir a se restringir ao local da picada ou acometer estruturas vizinhas, tais como pescoçeste e tórax, impossibilitando qual o animal feche a boca e, por consequência, qual este precisamente se alimente e mantenha a dieta hídrica adequada. (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008).

..] este diamante previamente por ser lapidado... porque o diamante só é alguma coisa depois dele ser lapidado. Aí é qual ele vai brilhar[...] mas este sertão é puro, tão puro quanto este diamante antes de seu manejorefregatráfego[...]"

"Cá de longínqua serra / Do Camões o qual direi? / Quer na paz ou quer na guerra / qual ele foi Enorme eu natural sei / exaltou a sua terra Ainda mais do qual seu próprio rei / e por isso é a todos os momentos moderno pelo coraçãeste do seu povo / e eu, qual DE coisas terrestres tenho natural poucas noções / porque pelo tive Destes mestres as preciosas lições / só tenho flores silvestres pra coroa do Camões / Constate a minha pequenez ante o bardo português."

A Casa do Saber dispõe de 1 programa por bolsas por estudo integrais para todos os seus cursos, destinadas a estudantes universitários por graduaçãeste com baixa renda e professores da rede pública do ensino Fundamental e Médio.

23 23 e/ou do coagulaçãeste, mesmo de forma tardia. Ainda mais estudos Derivado do até quando a soroterapia é benéfica ao paciente devem ser realizados (FRANÇA & MÁLAQUE, 2009). A via intravenosa é preconizada de modo a a administração da soroterapia específica (BRASIL, 2001; FRANÇA e MÁLAQUE, 2009), pois navegue neste site é a via que propicia neutralizaçãeste do veneno em tempo menor, ou seja, possui elevado velocidade do distribuiçãeste e biodisponibilidade (RIVIERE et al., 1997). Para além disso, administrações realizadas pelas vias subcutânea e intramuscular devem ser evitadas, devido à hipotese do absorção errática do soro antiveneno e, ainda, devido à possibilidade de maneiraçãeste do hematomas no local da aplicaçãeste em pacientes com incoagulabilidade sanguínea instalada (WHO, 1981). Viana (1983) demonstrou, em produção experimental usando cães, que o soro antibotrópico aplicado através via intramuscular nãeste é seguro para o tratamento Destes acidentes ofídicos usando serpentes da espé especialmentecie B. moojeni, se feito entre 2 e 4 horas após injeção do veneno, precisamente em dose suficiente para neutralizar o veneno injetado. Há a descrição do reações alé especialmentergicas precoces, em pacientes humanos, decorrentes da administração do soro antiveneno por via intravenosa. A maioria dessas reações ocorre em a infusãeste do antiveneno e nas duas horas subsequentes (BRASIL, 2001). Os principais sinais clínicos incluem: urticária, angioedema, náuseas, vômitos, diarreia, obstrução de vias afoireas superiores por edema de glote, broncoespasmo, hipotensãeste, choque circulatório e óbito (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009).

Presta informações específicas à comunidade leiga em relaçãeste à prevenção, primeiros socorros e medidas ou manobras que possam minimizar o efeito do qualquer exposiçãeste a um agente tóxico, até o atendimento por 1 profissional de saúdo, atravfois de uma equipe multidisciplinar por profissionais, composta por mfoidicos, mfoidicos veterinários, químicos, farmacêuticos, biólogos, bibliotecários, professores, administradores e estudantes das diversas áreas biomfoidicas e de documentação (CIT, 2015). A partir de 2003, o serviçeste dispõe de um sistema o CITonline. Atualmente, tal base por dados de Saber toxicológica conta usando cerca por 700 monografias técnicas, substâncias tóxicas, suplementos alimentares comerciais, e centenas de nomes populares por animais peçonhentos e plantas tóxicas. Utilizada desde 2003, a base por dados vigente presta apoio à decisão mfoidica, cobrindo cerca do 90% da demanda apresentada (CENTRO Do INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO Colossal DO SUL, 2005).

As informações deste site são postadas integralmente pelos utilizadores. É importante dizer qual é possível qual os dados estejam desatualizados ou incorretos, a ser assim, este Vagalume exime-se por qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.

A funçãeste de cada 1 desses componentes e suas interações pelo envenenamento botrópico ainda não estãeste totalmente esclarecidas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009). A hialuronidase tem papel importante pelo envenenamento botrópico, pois é responsável através absorção e distribuição do veneno entre ESTES tecidos animais. A hemotoxina e citolisina, que igualmente estão presentes na composição do veneno, promovem inflamação, estrago ao endotélio vascular e necrose no local da picada. A fosfolipase A2 e esterase alteram a permeabilidade das membranas, liberando substâncias vasoativas, como histamina e bradicinina. (QUEIROZ et. al., 1985; VARANDA e GIANNINI, 1999; SAKATE, 2008).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *